A Polícia Federal deflagrou, em Alagoas, Paraíba e Pernambuco, nesta quinta-feira (2), a “Operação Última Fase”, com foco em fraudes praticadas em concursos públicos de grande porte. Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas, além de medidas cautelares como afastamento de cargos públicos e sequestro de bens para garantir o avanço das investigações.
Em Alagoas, as fraudes teriam ocorrido no concurso da Polícia Civil, sendo os investigados também ligados aos certames da Universidade Federal da Paraíba, Caixa Econômica e Banco do Brasil. A atuação do esquema criminoso envolvia práticas como falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e associação criminosa, permitindo que candidatos indevidos se beneficiassem nas seleções.
Das pessoas supostamente envolvidas no esquema, algumas foram afastadas de cargos já ocupados e excluídas dos processos seletivos em curso. Elas poderão responder por diversos crimes, como fraude em concurso público, falsificação e organização criminosa, conforme previsto nas investigações conduzidas em parceria com o Ministério Público Federal e outros órgãos.
