UFRPE investiga falhas sanitárias em restaurante universitário
Alunos denunciam condições insalubres no RU da universidade
Redação NERO
30/09/25 9:41

Estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) acionaram a ouvidoria e órgãos de vigilância após descobrirem graves falhas no Restaurante Universitário (RU). Relatos apontam presença de larvas, moscas, lagartas, além de utensílios mal higienizados — pratos, talheres e copos foram citados nos relatos. Desde que uma nova empresa assumiu a gestão do serviço, o número de reclamações superou 50 manifestações formais, concentradas no RU localizado no campus Dois Irmãos, zona oeste do Recife.

Há casos de estudantes que sentiram mal-estar após alimentar-se no local: uma aluna relatou vômitos, diarreia e dores abdominais após consumir almoço e jantar no restaurante universitário. A fila no RU também chamou atenção: alunos afirmam que as longas esperas os fazem perder aulas ou desistir de se alimentar no campus.

A UFRPE comunicou que instaurou sindicância para apurar as denúncias e encaminhou o caso à Polícia Federal, além de destacar que câmeras operam em áreas do restaurante para auxiliar nas investigações. A empresa responsável, Nobre Sabor, negou irregularidades e afirmou que segue protocolos rigorosos de segurança alimentar. A avaliação de usuários indica que, até agora, entre 82 % e 85 % consideram o serviço “bom” ou “ótimo”.