DRACO cumpre 32 mandados contra facção em Teresina hoje
Operação alcança 13 bairros visando desarticular o PCC
Redação NERO
23/09/25 8:45

O DRACO, em conjunto com as Polícias Civil e Militar do Piauí, cumpriu 32 mandados judiciais contra suspeitos do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Teresina, no bojo do programa Pacto pela Ordem nesta terça-feira (23). A ação teve como alvos diversos bairros da capital, incluindo Planalto Ininga, Vila São Francisco, Vale do Gavião, Parque Alvorada, Cidade Leste, Parque Brasil, Santa Maria da Codipi, Matadouro, Samapi, Frei Damião, Mafrense, Vila Santo Afonso e Joaquim.

Entre os mandados, há uma ordem judicial contra um homem que já se encontra preso em uma unidade penal no estado do Maranhão. O delegado Laércio Evangelista, coordenador do DRACO, afirmou que a operação decorre de investigações iniciadas no ano passado, quando foram identificados indivíduos ligados ao PCC atuando em vários bairros/regionais, inclusive com atuação originalmente observada na região Sudeste de Teresina.

O delegado Charles Pessoa acrescentou que durante as apurações foram reconhecidos ao menos 16 criminosos, entre eles alguns já presos anteriormente, como “Big Zói” e “Kairon do Grau”, este último com passagem pelo sistema prisional e que, mesmo após liberdade, teria retornado à criminalidade. O objetivo da operação é cortar os elos logísticos e financeiros do grupo, com apreensões de celulares e outros objetos, e demonstrar atuação contínua das forças de segurança no combate ao crime organizado em Teresina.